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7 Ferramentas de Marketing Digital que vão te ajudar muito!

Por Douglas Araújo

CEO Digital Web DG

Sabemos que gerir o marketing digital de uma empresa não é tarefa fácil. São diversas as áreas de responsabilidade e competência em que um profissional da área deve lidar diariamente: marketing, finanças, análise de dados, gerenciamento de projetos, entre outras.

Uma boa notícia é que na última década com o crescimento do modelo SAAS (Software as a service) – software na nuvem em que geralmente as empresas cobram um valor mensal para sua utilização e não dependem de instalações complexas e custos de infraestrutura como servidores – foi possível ter acesso a uma série de excelentes ferramentas de marketing digital a custos muito acessíveis.

Essas ferramentas de marketing digital, até pela própria natureza de “nascerem” digitais, tornaram a gestão do negócio muito mais orientada a dados e menos a “achismos” ou “feelings”. E isso tem feito toda a diferença para o crescimento de negócios em todo o mundo.

1. SEMRUSH

A primeira ferramenta de marketing digital é essencialmente relacionada à análise de sua posição competitiva em relação aos seus principais concorrentes. Explico melhor: A SEMRUSH é uma ferramenta de análise e diagnóstico de websites e traz uma série de dados relevantes sobre questões relacionadas ao SEO (posicionamento na busca orgânica) comparando o seu site com o de seus concorrentes.

Dessa maneira é possível descobrir, por exemploQuais palavras-chave seus concorrentes estão utilizando;

  • Quais os posicionamentos desses concorrentes na busca orgânica e também na busca paga para suas principais palavras-chave;
  • Quais os principais sites que possuem links para os sites de seus concorrentes (backlinks);
  • Qual o histórico do volume de buscas orgânico de seu site e seus concorrentes;

    A ferramenta não possui versão gratuita, mas você pode ter um gostinho ao se cadastrar gratuitamente com um e-mail e senha – ao completar o cadastro você ganha 10 buscas gratuitas (porém com limitações nas opções de visualização).

     O valor do pacote mínimo é de $99,95 mensais. Dessa forma, é recomendada para empresas que trabalham com marketing de conteúdo e desejam atingir melhores posicionamentos na busca orgânica do Google.

 

2. GOOGLE ANALYTICS

Praticamente dispensa comentários. Se você é um profissional de marketing, uma agência ou um empreendedor e ainda não utiliza o Google Analytics como uma importante de ferramenta de marketing digital gostaria de dizer que você precisa rever seus conceitos sobre negócios. Sério. O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que disponibiliza métricas e relatórios importantes sobre seu site ou blog. Por meio dele é possível analisar quais estratégias estão no caminho certo ou não, quais canais estão trazendo melhor ROI e muitas outras informações estratégicas sobre seu site.
Vejo muitos clientes ou mesmo alunos que chegam até a Mirago e que até possuem o Google Analytics implementado no site porém não fazem uso dele ou não sabem como analisar as informações ali dispostas de forma estratégica. Se esse é o seu caso, busque ajuda. Você pode estar perdendo oportunidades valiosas de melhorar a performance de seu negócio fazendo análises nessa ferramenta.

3. CANVA

Possui uma versão gratuita e também uma versão paga. O Canva é uma ferramenta completa. Você consegue criar ctas, infográficos, e-books, fotos para aumentar seu engajamento nas redes sociais etc. Também é fácil de usar e tem um design bem intuitivo.

4. TRELLO

Já o Trello possui uma função bem diferente do Analytics, porém, também é muito importante. Principalmente para empresas e ações que envolvem profissionais de diversas áreas. Isso porque o Trello é uma ferramenta de gestão. Gratuito, flexível e altamente visual, ele permite organizar os projetos colaborativos em quadros, como se fossem post-its.

O Trello auxilia a acompanhar e visualizar o desempenho da equipe como um todo. É possível organizar as tarefas por meio de cartões, quadros, etiquetas, checklists, entre outros. Também, gerenciar e atualizar os prazos de cada ação. Tudo isso de maneira intuitiva, simples e dinâmica.

5. GOOGLE TRENDS

O marketing digital engloba, também, a produção de conteúdo de qualidade. Isso significa: escrever materiais relevantes para o público certo. Assim sendo, o Google Trends pode te ajudar bastante nesse cenário. Isso porque a ferramenta informa rapidamente sobre o volume de busca de uma keyword.

Com isso, você saberá se o seu público se interessa pelo assunto. Também, terá conhecimento sobre quais assuntos similares podem ser explorados e boas inspirações de variações de palavra-chave para produzir seu material.

6. DASHGOO

A geração de relatórios também é importante para uma empresa acompanhar os resultados do investimento do marketing digital. Assim sendo, pode ser importante contar com ferramentas especializadas nesta função. Esse é o caso do DashGoo.

Ele é uma ferramenta voltada para a criação de poderosos relatórios e dashboards de mídias sociais e campanhas de marketing. Tudo é feito de maneira mais ágil e prática, poupando muito tempo e esforço da equipe. Assim, com os dados fornecidos pelo DashGoo é possível desempenhar um papel muito mais interessante no Adwords, no Google Analytics, nas redes sociais e no seu site.

7. MAILCHIMP

Esta é uma excelente ferramenta de disparo de e-mails marketing. Ela possui muitos recursos gratuitos que irão te ajudar e muito! Ela é realmente sensacional e serve para quem envia um número baixo de e-mails marketing. Ela oferece o serviço gratuito de 12 mil mensagens gratuitamente.

E o que é bom também nesta ferramenta é que você consegue adicionar em sua lista de disparo 2 mil novos contatos (e-mails) por mês. Além disso, o Mailchimp é bastante intuitivo e de fácil usabilidade.

Essas ferramentas citadas acima, você pode usá-las a vontade, muitas são gratuitas e te dão uma visão bem ampla do seu negócio investindo praticamente nenhum valor para se efetuar um bom trabalho em sua empresa.

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Douglas Araújo – CEO Digital Web DG

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