• contato@digitalwebdg.com.br
  • Segunda à Sexta 09:00 às 18:00 | Sábado 09:00 às 12:00

Crie Campanhas de Sucesso no Google Ads

Por Douglas Araújo

CEO Digital Web DG

Você já sabe como criar campanhas de sucesso em Facebook Ads, certo?! Agora é hora de entender um pouco mais sobre outra ferramenta muito valiosa para a criação de campanhas pagas.
A Digital Web DG separou dicas sobre o que é, como funciona e como fazer anúncios que convertem em Google Ads. Confira!!

Google Ads — o que é e como funciona?

O Google Ads tem como principal atrativo, assim como o Facebook, um grande alcance e visibilidade em suas publicações e anúncios. Isso porque os tipos de campanha feitos nessa ferramenta podem ser vários: rede de pesquisa, rede de display, rede de pesquisa com exibição em Display, google shopping, vídeo, entre outros. Chamados de links patrocinados, os anúncios do Google Ads funcionam no método CPC (custo por clique). Normalmente, eles aparecem nos três primeiros resultados de busca, seguidos dos que são pesquisa orgânica. Anúncios que contenham palavras-chave com muita procura – aquelas que possuem alta concorrência de rankeamento – aparecem também ao final da página, nos últimos resultados. Assim como na “leitura” que os algoritmos do Google fazem nas postagens orgânicas, os anúncios também passam por uma análise que determina o posicionamento de cada um deles.

Recursos para gerenciar campanhas de sucesso

O Google disponibiliza inúmeros recursos para criarmos campanhas otimizadas com muita capacidade de venda. Conheça os principais:

  • Visão geral das campanhas e insights;
  • Alertas que notificam sobre o andamento da campanha;
  • Relatório de chamadas e dos cliques;
  • Acompanhamento através do Google Analytics;
  • Agendamento de divulgação dos anúncios;
Com base nisso, você pode planejar alguns passos para criar uma campanha de sucesso.

Estratégias para criar campanhas de sucesso

Nas estratégias para criar campanhas de sucesso no Google Ads, algumas são muito similares às que criamos para o Facebook.

Por exemplo: a definição de um planejamento completo antes de dar início à uma campanha é fundamental para o bom andamento em geral. Quando temos um plano traçado, sabemos o passo a passo e as medidas a adotar.

Definir o objetivo principal da campanha, o público-alvo, quais caminhos seguir e analisar a concorrência são estratégias fundamentais para dar o pontapé inicial. Assim, você consegue direcionar o anúncio certo para o público certo.

Mas, além desses métodos, existem alguns outros voltados especialmente a Google Ads. Vamos ver?

Escolhendo as palavras-chave certas

Para o seu anúncio ganhar destaque e aparecer nas primeiras posições do Google, como mencionamos no primeiro tópico, é fundamental fazer a escolha das palavras-chave certas para o público certo.

Esse fator também influencia no rankeamento. Portanto, faça um estudo de quais keywords seus concorrentes estão utilizando para posicionar-se entre os primeiros.

Para isso, você pode usufruir do Keyword Planner, um mecanismo do próprio Google que te permite descobrir novas palavras-chave, comparar as que são tendências e criar planos para seguir usando-os posteriormente.  

Otimize e acompanhe toda a evolução de suas campanhas

Toda campanha, ainda que “munida” de uma estratégia eficiente, precisa de acompanhamento e constantes otimizações, visando alcançar o objetivo final. Essas duas ações podem ser cruciais para o alcance dos resultados.

No plano de acompanhamento, podemos destacar a constante análise da concorrência para entendermos como as outras empresas estão explorando os anúncios. É importante também sempre checar o posicionamento de sua campanha.

Referente às otimizações, esteja sempre atento aos termos de buscas para os quais estão sendo exibidos seus anúncios.

Isso permite avaliar se é necessária a negativação de palavras-chave (o que elimina buscas genéricas e que destoam do seu tema) ou alguma mudança para o que realmente está sendo pesquisado pelos usuários. O resultado? Um custo muito menor.

Esquematize campanhas de remarketing para usuários que visitaram páginas específicas de seu site. Alinhe a comunicação mediante à expectativa que o cliente criou — tenha uma carta na manga para impactá-lo de outra forma e repense a estratégia.

Por fim, você ainda tem a opção de subir sua base de contatos gmail para que eles sejam impactados diretamente. Assim, quando eles acessam a caixa de entrada, o youtube e a pesquisa google, os seus anúncios estarão em destaque para eles.

Boas práticas de texto para anúncios

Por último, não menos importante, temos uma prática importante a considerar: os textos dos anúncios. Lembre-se que diversos fatores influenciam na credibilidade da sua propaganda e um texto bem feito é um deles.

O objetivo principal é chamar a atenção do leitor e fazer com que ele converta em venda. Portanto, insira a principal keyword e destaque seus diferenciais da forma mais otimizada possível.

Siga nossas redes sociais

Fique a vontade para entrar em contato com a nossa equipe, estão todos preparados e qualificados para lhe prestar o melhor atendimento para você e sua empresa!

© 2019 – Todos os direitos reservados | Digital Web DG