Instagram Insights: como utilizar esta ferramenta do instagram?

O Instagram Insights é uma ferramenta de análise disponibilizada pela própria rede social que permite que você analise sua estratégia na plataforma. Quer conhecer mais como ela funciona? Vem entender neste post!

Mensurar os resultados é uma das atividades mais importantes dentro de uma estratégia de marketing. Independentemente do canal, acompanhar as métricas nos ajuda a entender se as nossas ações estão trazendo o retorno esperado ou não, além de auxiliar a conhecer melhor o público e as suas preferências. Quando o assunto é redes sociais, também devemos medir o impacto dos nossos esforços. Eventualmente, temos que conferir se os conteúdos das publicações estão agradando, se estamos focando na audiência certa e se a nossa mensagem está chegando ao número esperado de seguidores — apenas para citar alguns. Atualmente, uma das principais redes sociais tanto para os usuários quanto para as empresas é o Instagram. Por isso, neste post, vamos ver tudo sobre o Instagram Insights, um recurso da plataforma que vai ajudar você a conferir suas métricas.

O que é o Instagram Insights?

O Instagram Insights é uma funcionalidade dentro do próprio aplicativo da rede social que permite que você obtenha dados sobre:

O alcance das suas publicações;
O engajamento do público com elas;
Algumas características da sua audiência; e muito mais.

O que é necessário para usá-lo?

O Instagram Insights está disponível apenas para perfis comerciais no Instagram, uma modalidade na plataforma que também é conhecida como Instagram for Business. Para conseguir isso é muito simples: Basta ter uma conta pública no Instagram, ir nas configurações do seu perfil (botão com a roda dentada) e selecionar a opção “Mudar para o perfil comercial”. Em seguida, o Instagram vai exigir que você conecte o seu perfil à página da sua empresa ou à sua marca no Facebook. Se você ainda não tiver uma, o Instagram vai dar a opção de criar na hora. Por fim, é só editar os dados de contato (telefone, email e localização) que você quer que apareçam na sua conta e confirmar. Pronto! Você tem um perfil comercial no e já pode usar o Instagram Insights!

Como usar o Instagram Insights?

Agora que a sua conta está habilitada para usar o Instagram Insights, é só abrir o seu perfil e tocar no ícone com as barrinhas no canto superior direito da tela. Vale lembrar que, se você acabou de configurar o perfil comercial, pode ser que alguns dados ainda levem um tempo para aparecer. De todo modo, quando tudo estiver atualizado, são estas as métricas que a ferramenta vai mostrar:

Número de seguidores e publicações
Mostra o total de seguidores e quantos deles passaram a seguir o seu perfil nos últimos 7 dias, assim como o total de publicações e a quantidade de posts que você adicionou na última semana.

Siga as nossas
redes sociais

Rolar para cima