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Se você deseja gerar leads, então conheça as iscas digitais para te ajudar

Por Douglas Araújo

CEO Digital Web DG

Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.

O principal objetivo do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online.

Mas para que isso aconteça não basta apenas ter um website. Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento. Alguns inclusive podem estar entre os conteúdos que sua empresa já possui.

O post de hoje buscará condensar todo esse aprendizado e expor 10 tipos de conteúdo que funcionam muito bem como iscas para gerar Leads.

1. Geração de Leads com eBooks

Ebooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de Leads e é o tipo de conteúdo rico que mais usamos aqui na Resultados Digitais. É um formato que funcionou e continua funcionando muito bem e ao todo já publicamos mais de 100.

A vantagem do ebook é que permite a você aprofundar em determinado assunto e explorá-lo em um nível que provavelmente não faria em um post no blog, por exemplo.

Para produzi-lo, uma estratégia que temos usado é planejar o conteúdo do ebook e quebrá-lo em diversos posts para depois reuni-los e diagramar no formato do material.

2. Webinars

Webinar é um formato também bastante difundido para produção de conteúdo e geração de Leads. Pelo uso da voz (e ocasionalmente até da imagem), os webinars acabam tendo um toque mais pessoal que aproxima mais o potencial cliente da empresa.

O interessante é que o webinar possui um custo relativamente baixo, uma vez que apenas com um computador e um microfone já é possível realizar uma gravação – lembrando, é claro, que a produção conta bastante para passar uma imagem melhor da empresa, mas mantê-lo simples não o faz perder a eficácia.

Outro ponto importante é que o webinar pode ser gravado ou ao vivo. No caso de ser ao vivo existe a vantagem de que, por você assumir um compromisso de realizar esse webinar, terá que estar no dia e horário marcados, o que evita a procrastinação e, caso opte por gravar o webinar, ele continuará gerando Leads ao longo do tempo.

3. Templates

Templates são basicamente modelos prontos para serem usados em qualquer contexto, como planilhas, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho.

Os templates funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por conta do seu apelo extremamente prático. Por isso, esse tipo de material precisa ser autoexplicativo ou possuir um conteúdo instrucional.

A maioria das empresas constrói uma série de templates para seus próprios processos internos e esquece que seus potenciais clientes podem ter as mesmas necessidades.

Ao compartilhar ideias criativas que você usa para melhorar o seu dia a dia, você ganha autoridade ajudando outras empresas e ainda pode gerar muitos Leads.

4. Pesquisas e Estudos

Pesquisas e estudos também são formatos bastante difundidos e comuns em determinados mercados. Durante muito tempo, nos acostumamos a vê-los em revistas e outros meios, mas sabemos que esse tipo de publicação nem sempre é viável e muitas vezes não explora o potencial que tem esse material.

No contexto do Marketing Digital tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la.

5. Infográficos

Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico.

Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas criar um infográfico hoje em dia já não exige mais um alto nível técnico e você pode fazer até mesmo de forma gratuita com a ajuda de algumas ferramentas, basta ter as informações certas e algumas noções de design.

Muitas empresas criam infográficos e disponibilizam gratuitamente no blog. Esse tipo de promoção é válido também, principalmente se você colocar no final do post o código para outros blogs compartilharem o infográfico e gerar backlinks para seu site.

Contudo, um infográfico pode ser também uma estratégia muito eficiente para gerar Leads.

6. Séries de Conteúdos

Já pensou em criar uma série de conteúdos e concentrar tudo em uma Landing Page? Essa é uma ótima forma de geração de Leads pois ofertas desse tipo são bastante ricas.

Série de Vídeos

Não é mais novidade que vídeos são formatos cada vez mais fáceis de serem produzidos e que costumam atingir ótimos resultados. O que muita gente não sabe é que vídeos são excelentes conteúdos para geração de Leads.

Produzir um conteúdo em vídeo hoje não é só subir um arquivo no YouTube ou no Facebook. Você pode aproveitar o audiovisual para criar conteúdos ricos, como uma série de vídeos, por exemplo.

É verdade que compartilhar os vídeos diretamente nas plataformas pode gerar um alcance muito maior do que promovê-los por meio de uma Landing Page. Contudo, o contrário pode gerar muito mais oportunidades de negócio para sua empresa.

Lembre-se de que tudo depende do formato. Um vídeo curto provavelmente não é um material rico o suficiente para você promovê-lo por meio de uma Landing Page, e nesse caso é melhor subir diretamente nas plataformas. Já uma videoaula mais densa, uma entrevista mais longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem ser reunidos em um material rico e utilizado como iscas para geração de Leads.

7. Quiz

Quiz é um formato que gera bastante engajamento com Leads. É relativamente fácil de fazer caso use a ferramenta correta e, dependendo de como for formatado, pode entregar bastante valor ao final.

Vale mencionar que esse tipo de conteúdo costuma ter um alto potencial de viralidade, quando o quiz instiga o usuário a compartilhar o seu resultado.

Existe uma infinidade de outros formatos de conteúdo para geração de Leads. Nossa ideia foi explorar alguns dos que já usamos e nos trouxeram resultados satisfatórios.

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